Qual relação do Super-Herói com esse componente eletrônico?

Diodo Zener

O diodo zener, também conhecido como diodo regulador de tensão, recebe este nome em referência ao físico americano Clarence Melvin Zener, ele foi o primeiro a descrever que o mecanismo de ruptura de isoladores elétricos são um tipo de diodo, que diferentemente da maioria das aplicações para os diodos, que operam na região de condução, o zener opera sempre polarizado reversamente.

Diodo zener – Características e Aplicações Comparando o diodo zener com o diodo comum, podemos concluir que o diodo zener é fabricado justamente para trabalhar com a polarização reversa, desse modo, quando a tensão de ruptura do diodo zener é atingida a mesma torna-se praticamente constante independentemente da corrente que passa pelo diodo.

Quanto trabalhamos como diodo zener devemos levar em consideração alguns parâmetros como por exemplo, sua tensão de regulagem, corrente mínima e corrente máxima de operação.

A tensão de regulagem do diodo zener é a tensão que permanecerá praticamente constante durante todo o tempo em que o diodo estiver em operação.

A corrente mínima é a mínima corrente capaz de garantir com que o diodo zener esteja operando corretamente, ou seja, valores abaixo da corrente mínima fazem com que o componente não tenha a capacidade de entregar a sua principal característica como regulador de tensão. A corrente máxima do diodo zener é o valor máximo de corrente que o diodo zener pode suportar, isto é, este valor de corrente não poderá ser ultrapassado, caso isto aconteça componente ser danificado.

#cursoautomotivo #reparodeecu #campinas #autoeletrônica #cursotop #imobilizadores #reparoautomotivo #autoeletronica #bosch #reparoecugnv #cursoreparodeecu #magnettimarelli #escolaautomotiva #reparoautomotivo

Site: www.autoeletronica.com.br

Facebook: www.facebook.com/autoeletronica

Whatsapp: http://bit.ly/Whatsapp-Danilo

Open chat