O Treinamento é indispensável para o profissional que deseja atuar com reparação em veículos equipados com sistema de injeção eletrônica diesel Common Rail, tanto da linha leve (pickups e vans), médios e pesados (caminhões, ônibus e máquinas).
Com este treinamento o técnico será capaz de entender o sistema elétrico, hidráulico e eletrônico do sistema Diesel Common Rail, analisar e interpretar esquemas elétricos, entender as falhas mais comuns em campo e ainda aprender e as estratégias de funcionamento de emergência do sistema.
Aprenderá ainda como testar e validar os componentes do sistema técnicas para diagnóstico preciso, utilizando scanner, multímetro e osciloscópio em medições no sistema de injeção eletrônica, evitando troca desnecessárias de componentes dos sistema
Pré-requisito
É desejável que o aluno tenha sólidos conhecimentos em eletroeletrônica veicular, ou que já tenha realizado o treinamento “Elétrica automotiva e injeção eletrônica”.
Ementa
Primeira etapa:
Histórico da injeção Diesel common rail
Visão geral do sistema elétrico e hidráulico
Vista geral do sistema de ar de admissão
Sistema de combustível PSA, Fiat, VW, MWM motor Sprint e Acteon, MB Sprinter
Bombas pré-alimentadoras hidráulicas e elétricas
Reguladores e limitadores da pressão de pré-alimentação
Filtro, aquecedor e sensor de água no combustível
Medição da pressão de pré-alimentação
Medição da corrente da eletrobomba
Funcionamento da bomba de alta pressão Bosch CP1, CP1H, CP2, CP3
Funcionamento da bomba de alta pressão Denso
Bomba de alta pressão Siemens DCP
Bomba de alta pressão Delphi
Tubo distribuidor de combustível de alta pressão
Funcionamento do injetor magnético e piezo elétrico
Medição do volume de retorno dos injetores de combustível
Medição do tempo de injeção com osciloscópio
Modelo simplificado do controle de pressão e débito de combustível.
Estratégias de funcionamento de emergência.
Alimentação elétrica do sistema
Teste da queda de tensão das conexões a massa e de alimentação com multímetro e osciloscópio
Partida do motor – Imobilizador, bloqueio do motor de partida, acionamento da eletrobomba.
Segunda Etapa:
Funcionamento e testes dos principais sensores e atuadores do sistema
Partida a frio e velas aquecedoras
Sensores de rotação e fase tipo indutivo/hall
Verificação do sincronismo do motor (fase e rotação) com osciloscópio
Sensores de pressão do combustível – baixa e alta pressão
Sensores de temperatura: do motor, combustível, lubrificante e ar
Pedal acelerador eletrônico
Sensores de pressão absoluta do coletor e do lubrificante
Atuador do turbo gerenciado pela UCM
Atuador do turbo de geometria variável – TGV.
Sensor de massa de ar
Sensor de velocidade
Interruptores do pedal de freio e embreagem
Bus de dados CAN
Diagnóstico avançado: scanner, multímetro e osciloscópio – prática em veículo
Camionete Chevrolet S10 Pick Up Turbo Diesel Chassi completo em sala de aula para diagnósticos avançados na prática
Quem ministra esse treinamento
Professor Matheus
Possui oficina Bosch Service e acumulou dezenas de treinamentos pelo Brasil todo.
Com vasta experiência acumulada nesses últimos 35 anos trabalhando com diagnósticos avançados em veículos nacionais e importados, linha leve e pesada.
Matheus, além de dominar o entendimento, também tem uma didática simples que deixa a informação mais leve, facilitando todo entendimento do conteúdo.
Atualmente ele ministra aula nos cursos de Diesel Common Rail, Injeção Eletrônica Avançada e Injeção Direta Turbo Flex na AutoEletrônica.
Também já ministrou dezenas de treinamentos pelo Brasil e na AutoEletrônica
Diferenciais e Vantagens
Carga horária: são 16 horas de treinamento;
Fornecimento de Apostila técnica colorida;
É o mais completo e profissional da categoria;
Aulas com professor especialista na área automotiva;
Acompanhamento na bancada e suporte técnico pós-treinamento;
Aulas com embasamento teórico e prático;
Cada bancada é totalmente e individualmente equipada;
Utilização em aula de osciloscópio, multímetro, simulador de ECU, scanner automotivo, etc.Dois Coffee Breaks diários;
Certificado reconhecido no mercado.
Centro de Treinamentos Moderno, climatizado e fácil localização;
Se você quer chegar em um lugar diferente e ter resultados diferentes, então, precisa fazer
algo diferente.
A escolha é sua e a hora é agora!
Os melhores profissionais estão sempre aprendendo.
Faça como eles, se inscreva agora no mesmo no curso DIESEL Common Rail!
MAS ATENÇÃO…
As vagas para esse treinamento são limitadas, por isso, não deixe para a última hora!
Hospedagem próxima da escola
Você pode ficar hospedado em um hotel próximo da escola que tem parceria conosco. A diária para aluno custa R$ 55,00 apenas, você não gasta muito para ficar e não gasta altos valores com deslocamento.
Você fica sozinho em um quarto com ar condicionado, TV e banheiro privativo. Temos várias opções, seu consultor irá lhe informar
Dúvidas? nós ligamos para você, preencha o formulário abaixo