O Treinamento é indispensável para o profissional que deseja atuar com reparação em veículos equipados com sistema de injeção eletrônica diesel Common Rail, tanto da linha leve (pickups e vans), médios e pesados (caminhões, ônibus e máquinas).

Com este treinamento o técnico será capaz de entender o sistema elétrico, hidráulico e eletrônico do sistema Diesel Common Rail, analisar e interpretar esquemas elétricos, entender as falhas mais comuns em campo e ainda aprender e as estratégias de funcionamento de emergência do sistema.

Aprenderá ainda como testar e validar os componentes do sistema técnicas para diagnóstico preciso, utilizando scanner, multímetro e osciloscópio em medições no sistema de injeção eletrônica, evitando troca desnecessárias de componentes dos sistema

Pré-requisito

É desejável que o aluno tenha sólidos conhecimentos em eletroeletrônica veicular, ou que já tenha realizado o treinamento “Elétrica automotiva e injeção eletrônica”.

Ementa

Primeira etapa:

  • Histórico da injeção Diesel common rail

  • Visão geral do sistema elétrico e hidráulico

  • Vista geral do sistema de ar de admissão

  • Sistema de combustível PSA, Fiat, VW, MWM motor Sprint e Acteon, MB Sprinter

  • Bombas pré-alimentadoras hidráulicas e elétricas

  • Reguladores e limitadores da pressão de pré-alimentação

  • Filtro, aquecedor e sensor de água no combustível

  • Medição da pressão de pré-alimentação

  • Medição da corrente da eletrobomba

  • Funcionamento da bomba de alta pressão Bosch CP1, CP1H, CP2, CP3

  • Funcionamento da bomba de alta pressão Denso

  • Bomba de alta pressão Siemens DCP

  • Bomba de alta pressão Delphi

  • Tubo distribuidor de combustível de alta pressão

  • Funcionamento do injetor magnético e piezo elétrico

  • Medição do volume de retorno dos injetores de combustível

  • Medição do tempo de injeção com osciloscópio

  • Modelo simplificado do controle de pressão e débito de combustível.

  • Estratégias de funcionamento de emergência.

  • Alimentação elétrica do sistema

  • Teste da queda de tensão das conexões a massa e de alimentação com multímetro e osciloscópio

  • Partida do motor – Imobilizador, bloqueio do motor de partida, acionamento da eletrobomba.

Segunda Etapa:

  • Funcionamento e testes dos principais sensores e atuadores do sistema

  • Partida a frio e velas aquecedoras

  • Sensores de rotação e fase tipo indutivo/hall

  • Verificação do sincronismo do motor (fase e rotação) com osciloscópio

  • Sensores de pressão do combustível – baixa e alta pressão

  • Sensores de temperatura: do motor, combustível, lubrificante e ar

    Pedal acelerador eletrônico

  • Sensores de pressão absoluta do coletor e do lubrificante

  • Atuador do turbo gerenciado pela UCM

  • Atuador do turbo de geometria variável – TGV.

  • Sensor de massa de ar

  • Sensor de velocidade

  • Interruptores do pedal de freio e embreagem

  • Bus de dados CAN

  • Diagnóstico avançado: scanner, multímetro e osciloscópio – prática em veículo

Camionete Chevrolet S10 Pick Up Turbo Diesel Chassi completo em sala de aula para diagnósticos avançados na prática

Quem ministra esse treinamento

Professor Matheus
Possui oficina Bosch Service e acumulou dezenas de treinamentos pelo Brasil todo.
Com vasta experiência acumulada nesses últimos 35 anos trabalhando com diagnósticos avançados em veículos nacionais e importados, linha leve e pesada.
Matheus, além de dominar o entendimento, também tem uma didática simples que deixa a informação mais leve, facilitando todo entendimento do conteúdo.
Atualmente ele ministra aula nos cursos de Diesel Common Rail, Injeção Eletrônica Avançada e Injeção Direta Turbo Flex na AutoEletrônica.
Também já ministrou dezenas de treinamentos pelo Brasil e na AutoEletrônica

Diferenciais e Vantagens

Carga horária: são 16 horas de treinamento;
Fornecimento de Apostila técnica colorida;
É o mais completo e profissional da categoria;
Aulas com professor especialista na área automotiva;
Acompanhamento na bancada e suporte técnico pós-treinamento;
Aulas com embasamento teórico e prático;
Cada bancada é totalmente e individualmente equipada;
Utilização em aula de osciloscópio, multímetro, simulador de ECU, scanner automotivo, etc.Dois Coffee Breaks diários;
Certificado reconhecido no mercado.

Centro de Treinamentos Moderno, climatizado e fácil localização;
Se você quer chegar em um lugar diferente e ter resultados diferentes, então, precisa fazer
algo diferente.

A escolha é sua e a hora é agora!
Os melhores profissionais estão sempre aprendendo.

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MAS ATENÇÃO…
As vagas para esse treinamento são limitadas, por isso, não deixe para a última hora!

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