Diagnósticos e reparos avançados na rede CAN
Apesar de a Rede CAN existir desde a década de 80, vimos nos últimos anos que muitos profissionais do ramo automotivo, por não se informarem ou até mesmo desconhecerem sobre a mesma, acabaram encontrando dificuldades na resolução de problemas técnicos sérios em veículos de seus clientes, que vão desde módulos e sistemas de bordos queimados, chicotes danificados por pesquisas erradas em instalações, airbags que explodem, até alarme e travas originais que dão conflito ao instalar um rádio diferente do original.
Afinal de contas, os veículos estão se tornando cada vez mais eletrônicos.
Foi pensando nesses profissionais que a AUTOELETRÔNICA criou o Curso Diagnósticos Avançados em Defeitos de Rede CAN.
Seu objetivo é ensinar ao aluno a como economizar tempo, aplicando técnicas e meios de diagnósticos de defeitos que levarão à resolução avançada de problemas, eliminando falhas recorrentes.
Hoje em dia os carros estão se tornando cada vez mais eletrônicos, e em 10 anos vão ser híbridos e elétricos, todo controlados por módulos de eletrônica interconectados por Rede CAN.
Só para você ter ideia, hoje um onix tem mais de 20 módulos, o Fusion tem mais de 80 módulos eletrônicos, e um Land Rover, você acha mais 120 módulos eletrônicos no carro…
O carro popular até pouco tempo atrás não tinha cambio automático, air bag, abs, sistema de entretenimento, etc.
Os tempos estão mudando, e não dá para ficar fora do mercado, tem que se atualizar!
E os defeitos de Rede CAN não são fáceis de se achar, pois muitas vezes, um dos módulos dá problema e nem escâner entra e o veículo fica sem funcionar…
O curso vai te ajudar justamente a diagnosticar e resolver esses defeitos de maneira mais fácil e eficiente!
Duração
O curso terá duração de 16 horas, divido em 2 dias de 8h:
2 dias das 8h às 17h, com 1h de intervalo.
No curso você vai aprender
Noções Eletrônica Analógica (circuitos eletrônicos, componentes passivos, componentes ativos, tensão de alimentação e impedância)
Noções de Eletrônica Digital (sistemas binários)
Definição de CAN – ISO 15765
Histórico
Tipos de CAN por segmento (CAN High, CAN Low, CAN VAN)Noções de Arquitetura (Centralizada, Distribuída)
Relacionar diferentes montadoras (FIAT, GM, FORD, VW, Hyundai, PSA, Mercedes caminhões)
Relacionar códigos de falha nas normas OBD
Definição de ECU e estratégia de controle através dos tipos de mensagem (ECM, TCM, PCM, BCM)
Exemplos (ABS, Imobilizador, Ar-Condicionado, Traction Control, Impacto)
Opcional (Protocolos de sinal, incluindo estrutura dos frames)
Principais falhas
Ferramentas de Medição e
AnáliseFerramentas de diagnóstico
Ferramentas de atuação em atuadores
Equipamentos de uso em sala de aula
Durante o treinamento você vai usar em bancada na prática o Multímetro e o Osciloscópio digital, que são os equipamentos mais essenciais no auxílio ao diagnóstico da Rede CAN
Mas só para você ter uma ideia, um osciloscópio top de bancada de 70MHz, que lhe atende em toda a parte de eletrônica e automotiva também, você vai gastar por volta de R$ 2.500 (osciloscópio digital de bancada)
Muitos profissionais que iniciam seus trabalhos com osciloscópio começa por modelos mais simples USB, que geralmente depende de um notebook para funcionar, fora o osciloscópio, você também vai precisar de um bom multímetro de custo por volta de R$ 200,00
Prática do aluno em bancada didática
Parte Prática
- Circuitos eletrônicos (fonte, resistor, capacitor, transistor e led) Flip-flop para exemplificar o conceito de clock e frequência de processamento.
- Um contador BCD e display para exemplificar o processamento
- 1 Peugeot 307 em bancada para diagnósticos
- Medições com Osciloscópio Digital Simulação com o (s) atuador (es) (TBD) em sinais compartilhados.
- Veículo em sala de aula para diagnósticos ao vivo
Quem ministra o curso
Quem ministra o treinamento de CANBUS é o professor David Torres; é formado em Engenharia em Automação e Controle pela UNISAL, além de ser também tecnológo na área e possuir formação técnica em eletrônica pela ETEC.
Possui vasta experiência profissional: trabalha há mais de 19 anos área automotiva e teve a oportunidade de trabalhar e morar fora do Brasil, onde agregou mais experiência e conhecimento à sua carreira profissional.
Pós-graduado na Universidade de Ohio, cujo título é Certificate in Advanced Propulsion Systems.
O curso trata de Rede CAN em geral…
A arquitetura da rede do veículo de passeio é a mesma para ônibus, caminhões e até máquinas agrícolas, então você aplica 100% dos conceitos e técnicas também para veículos pesados!
O que está incluso
- Certificado de Conclusão
- Material didático: 1 apostila
- Café da manhã + 2 breakfast diários
- Suporte após o treinamento por tempo indeterminado (sobre o conteúdo do curso)
- 2 dias de treinamento (período integral)
Diferenciais e Vantagens
- É o mais completo e profissional da categoria
- Você aprenderá de verdade como funciona a Rede CAN
- Aulas com professor engenheiro e especialistas da área automotiva
- Acompanhamento na bancada e suporte técnico permanente
- Teoria do funcionamento, arquitetura e diagnósticos
- Aulas práticas com embasamento teórico e prático
- Cada bancada é totalmente e individualmente equipada
- Utilização em aula de osciloscópio, multímetro, scanner automotivo, etc.
- Dois Coffee Breaks diários e mais café da manhã
Hospedagem próxima da escola
Você pode ficar hospedado em um hotel próximo da escola que tem parceria conosco.
A diária para aluno custa R$ 55,00 apenas, você não gasta muito para ficar e não gasta altos valores com deslocamento.
Você fica sozinho em um quarto com ar condicionado, TV e banheiro privativo. Temos várias opções, seu consultor irá lhe informar